Com forte interesse do público, Museu de História da Paraíba atinge 1.500 visitantes em uma semana

Por Fonte83 - 12/10/2025

Sede do Museu de História da Paraíba, Centro Histórico de João Pessoa – Foto: Francisco França.

O Museu de História da Paraíba, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, inaugurado pelo Governo da Paraíba na última sexta-feira (3), já recebeu 1.500 visitantes uma semana após sua abertura. Marco da arquitetura e da história política da Paraíba, o Palácio da Redenção foi totalmente restaurado e agora abriga obras de arte e cultura.

Para o secretário de Estado da CulturaPedro Santos, o sucesso da primeira semana é um reflexo da ação conjunta capitaneada e bem executada pelo governo. “Temos pedidos de abertura de horário de visitas no turno da noite, o que é muito positivo do ponto de vista das pessoas quererem acessar o patrimônio histórico, político, social e cultural do nosso estado. É gratificante enquanto gestor público poder oferecer à sociedade um valioso acervo, que, além de fortalecer o turismo e grupos de escolas locais, é essencial para a preservação da história do povo paraibano”, ressaltou.

A diretora do museu, Rebeca Dantas, falou sobre os números desta semana. “Tivemos nove visitas guiadas no dia da inauguração, com cinquenta pessoas em cada grupo. Após a abertura já contabilizamos mais de mil visitas ao longo da semana, estas visitas duram cerca de 1h30, cada uma. Então é uma satisfação enorme receber estas pessoas, saber que querem consumir arte e cultura e saber mais sobre a história do nosso estado”.

Rebeca explicou ainda que sempre às sextas-feiras, às 9h, há troca de guarda da Polícia Militar. Na solenidade participam a banda da Polícia Militar, a cavalaria da Polícia Militar e há também demonstração dos uniformes históricos da corporação. “Neste dia, dois guardas vestem os fardamentos históricos e ficam todo o dia no museu, para que o público conheça mais de perto as vestimentas que também contam a história”.

No museu os visitantes poderão apreciar obras de arte, objetos históricos, exposições permanentes e temporárias, salas de exibição, espaços educativos, áreas de mediação cultural, salões nobres, terraço e jardins, que retratam a história da Paraíba.

O novo espaço de preservação do patrimônio histórico da Paraíba segue com suas portas abertas de terça a domingo, das 9h às 17h, com visitas em horários fixos: 9h, 11h, 13h, 15h. Para escolas, grupos de turismo ou visitas acima de 15 pessoas, é necessário agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].

Do símbolo do poder ao espaço do povo

Onde antes funcionavam gabinetes do Poder Executivo, agora estão salas de exibição, espaços educativos, acervos, áreas de mediação cultural, auditório, hall de entrada, pátios abertos e até o mausoléu de João Pessoa, completamente integrado à visitação. Os salões nobres, o terraço e os jardins foram revitalizados com cuidado especial para preservar a identidade original do edifício e oferecer uma nova experiência de imersão na história.

O Museu de História da Paraíba nasce como um novo equipamento cultural do estado, com potencial turístico, educativo e simbólico. É a história do povo paraibano contada a partir do coração do centro histórico da capital, com um acervo que retrata os ciclos políticos, as transformações sociais e a riqueza arquitetônica da Paraíba.

➕João Azevêdo inaugura Museu de História da Paraíba e destaca importância da iniciativa na revitalização do Centro Histórico da Capital

➕Palácio da Redenção recebe maior intervenção de sua história e abriga museu a partir desta sexta-feira

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram