João Azevêdo minimiza disputa com PT e evita crise com aliados: “Não trabalho com futurologia”

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 09/10/2025

Governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista à imprensa.

Em meio às articulações eleitorais para 2026, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), comentou nesta quinta-feira (9) a situação do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado e a proximidade entre o prefeito de  João PessoaCícero Lucena (sem partido) e os partidos de oposição. O tema ganhou força diante de rumores sobre Cícero migrar para o MDB.

Durante solenidade de lançamento da primeira edição do Aruanda Praia e do 20º Fest Aruanda na Capital, Azevêdo afirmou que “roubo” é palavra forte demais para tratar de disputas partidárias e que trocas e dissidências são inerentes à política. “Boa parte do PT já está conosco nesse projeto de Paraíba. Mas sempre houve apoio parcial, e sempre haverá dissidências”, disse. Ele reforçou que ainda há “muita água para passar por baixo dessa ponte e não posso trabalhar com futurologia, e sim com realidade” antes de qualquer definição concreta.

Enquanto isso, Cícero Lucena intensifica conversas com lideranças tanto do MDB quanto do PT. Ele já esteve com o senador Veneziano Vital do Rêgo e com o presidente nacional petista Edinho Silva, alinhado ao núcleo político de Luiz Inácio Lula da Silva. Nos bastidores, avalia-se o possível retorno dele ao MDB.

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que também disputa o espaço para 2026, tem buscado afinar o diálogo com o PT. Em café da manhã recente com a presidente estadual do partido, deputada Cida Ramos, ele declarou que votou em Lula em 2022 e pretende repetir o gesto — uma forma de sinalizar que vai disputar o apoio petista.

A trama política se estende ao rompimento de Cícero com o Progressistas (PP), oficializado no início de setembro. O gesto gerou críticas internas: o PP acusou a saída de “impulso individualista”. Pouco antes de embarcar para a Europa, o prefeito anunciou pessoalmente ao governador que deixava a sigla e antecipou seu interesse no governo estadual.

Desde então, Cícero tem sido cortejado por vários partidos — MDB, PSDB, PDT, Avante. A aposta mais forte nos bastidores é em seu retorno ao MDB, partido no qual ele já teve importante trajetória, inclusive como vice-governador nos anos 1990.

Nas últimas pesquisas eleitorais, Cícero aparece em primeiro lugar nas intenções de voto para 2026, reforçando seu protagonismo em um cenário que ainda demanda muitos acertos e posicionamentos.

➕ Após separação política, João Azevêdo comenta permanência de aliados de seu grupo na gestão de Cícero “Transição vai acomodar todo mundo”

➕Luciano Cartaxo cobra clareza do PT após conversa de Cida Ramos com Cícero Lucena: “É hora de ter posicionamento”

➕Cida Ramos confirma encontro com Cícero Lucena e reforça protagonismo do PT na disputa de 2026: “Portas abertas para o diálogo”

➕De olho em 2026, Veneziano Vital do Rêgo detalha articulações com Cícero Lucena e renova convite para filiação ao MDB

➕Cícero Lucena se reúne com presidente nacional do PT, Edinho Silva, em Brasília, e intensifica articulações para 2026

➕Presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos descarta filiação de Cícero Lucena à sigla e cobra respeito às instâncias partidárias

➕Ricardo Coutinho evita comentar possível aliança entre Cida Ramos e Lucas Ribeiro para 2026

➕Adriano Galdino confirma intenção de disputar o Governo da Paraíba em 2026: “Se chegar a 20%, não abro nem pro trem”

➕Cida Ramos nega que PT planeje candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “Prioridade é Lula”

➕Luciano Cartaxo defende presença do PT na chapa majoritária em 2026 e critica desinteresse da legenda: “Não podemos ver o barco passar”

➕Luciano Cartaxo mira reeleição, mas deixa aberta possibilidade de ser vice na chapa governista em 2026

➕“PT deve ser protagonista”, afirma Luciano Cartaxo sobre eleições em 2026 na Paraíba e aliança com João Azevêdo

➕“Quem estiver com Lula estará conosco”, sentencia Cida Ramos ao assumir como presidente do PT da Paraíba

➕Adriano Galdino enxerga “zona de conforto” em escolha do candidato da base e reforça desejo de protagonismo político em 2026

➕Adriano Galdino confirma acordo com Cícero, mas diverge sobre critério único de pesquisa: “O escolhido tem que apoiar Lula”

➕Adriano Galdino alerta para risco de Lucas Ribeiro apoiar candidato de Bolsonaro em 2026: “É a tendência natural”

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram