O secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, criticou nesta terça-feira (7), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), e defendeu com firmeza o projeto eleitoral do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para 2026. Em entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa“, da Rádio 100.5 FM, ele ainda tratou da eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos) — e da saída de Cícero da base aliada.
Para Tibério, a mudança de lado de Cícero configura ruptura com compromissos anteriores: “Na medida em que um ex-integrante do nosso projeto rompe com ele e decide ser candidato contra nós, é natural que o debate aconteça. Afinal, política se faz com ideias e confronto de propostas, especialmente diante de adversários. E, a partir do momento em que o prefeito Cícero Lucena se alinha a outro grupo, ele passa a ser nosso adversário na próxima eleição. Cícero foi se juntar ao grupo que sempre fez oposição a nós e a ele mesmo nas eleições de 2020 e 2024. Traíram os combinados — os acordos fechados foram para eleições municipais, nunca para o governo. Isso é fato”, ressaltou.
Ele contrastou essa postura com a de Galdino: “Adriano nunca rompeu com o governador Azevêdo nem anunciou candidatura fora do projeto. Ele pode ser vice, governador, o que quiser — mas não há história de falta de espaço”, arrematou.
Sobre Lucas Ribeiro, Tibério elogiou sua maturidade e afirmou que seria incompreensível ele recuar após assumir o governo: “Ele tem 36 anos, faz parte desse projeto, sem rejeição popular nos últimos anos. Por que recuar? Quem senta no comando normalmente quer disputar a reeleição. Cada um usa o argumento que tem. Fala-se em vontade popular, mas estamos a um ano da eleição e o vice-governador Lucas Ribeiro, por exemplo, nem lançou oficialmente sua candidatura nem assumiu o governo. Ainda assim, já cresce nas pesquisas. Como falar em vontade popular com base apenas em um retrato momentâneo? Pesquisas mostram o agora, não o resultado final. Respeito quem se lança, é legítimo, mas também é preciso estar pronto para arcar com as consequências”, concluiu.
Saída de Cícero e seu novo tabuleiro político
A fala ocorre em meio à repercussão da saída de Cícero do Progressistas (PP), atitude que irritou a direção estadual. O partido classificou o movimento como “impulso individualista” e reforçou o apoio a Lucas Ribeiro como pré-candidato natural ao governo.
Ainda assim, Cícero não fica inerte. Ele mantém contatos com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), sinalizando possível filiação ao partido que o lançou politicamente. Também já protagonizou encontros com dirigentes nacionais do PT e do PDT, com pautas que misturam alianças administrativas e disputas eleitorais.
A movimentação do prefeito revela que ele aposta na experiência, na capilaridade política da capital e em sua capacidade de dialogar com diferentes siglas para viabilizar um projeto competitivo de poder.
Assista a entrevista de Tibério Limeira ao Programa Ô Paraíba Boa:
➕Daniella Ribeiro rebate declaração do secretário de Cícero Lucena e dispara: “ataque misógino”
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado