A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (2), a situação de emergência em oito municípios da Paraíba devido à prolongada estiagem que atinge diversas regiões do estado. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.
Com o reconhecimento, os municípios de Ouro Velho, Amparo, Fagundes, Araruna, Barra de Santana, Picuí, Aguiar e Aroeiras estão oficialmente autorizados a solicitar apoio do Governo Federal para ações emergenciais.
A medida permite que as prefeituras dessas cidades acessem recursos para ações de resposta à seca, como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene, limpeza e dormitório.
O reconhecimento de situação de emergência agiliza os trâmites burocráticos e facilita o repasse de verbas federais, essencial para o enfrentamento dos efeitos da estiagem que afeta milhares de famílias no interior paraibano.
Com o agravamento das condições climáticas, a expectativa é de que mais municípios solicitem o mesmo reconhecimento nos próximos dias.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado