Dr. Ari Reis anuncia 20 mil atendimentos na Paraíba durante o Outubro Rosa 2025

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 02/10/2025

Secretário de Estado da Saúde, Dr. Ari Reis, durante entrevista à imprensa – Foto: Dayana Lucas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta quinta-feira (2), à Campanha Outubro Rosa 2025 com a promessa de realizar mais de 20 mil procedimentos voltados à saúde da mulher. A ação, determinada pelo governador João Azevêdo, terá abrangência estadual e será realizada simultaneamente em 12 hospitais da rede pública.

Durante a abertura oficial, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, o secretário de Saúde, Dr. Ari Reis, detalhou as medidas adotadas para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Só na capital, o Hospital da Mulher fará cerca de 4 mil atendimentos. No CEDC, serão ofertadas 3 mil mamografias.

“Essa é uma campanha para salvar vidas. Todas as cirurgias eletivas e exames do programa Paraíba Contra o Câncer estão concentradas nas pacientes que aguardam atendimento, acelerando o acesso ao cuidado especializado”, destacou Ari.

A programação inclui consultas, exames de imagem, ressonâncias, histerectomias e outros procedimentos ginecológicos. Segundo o secretário, os atendimentos não se restringem à capital. Hospitais como o Help, em Campina Grande, e a unidade de Sousa, no Sertão, estão integrados ao esforço. “A mulher sertaneja não precisa mais vir a João Pessoa para fazer uma mamografia, quimioterapia ou radioterapia. Isso agora é realidade no interior. A campanha deixou de ser centralizada e passou a ser um movimento estadual”, reforçou Ari.

Além dos atendimentos clínicos, a campanha também promove atividades educativas, palestras, workshops e ações de conscientização nas mídias e redes sociais. O objetivo é estimular o autocuidado, incentivar a realização de exames regulares e alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Com o tema “Detectar cedo é se dar a chance de vencer”, o Outubro Rosa 2025 pretende alcançar ainda mais mulheres em todas as regiões do estado. A expectativa do governo é repetir o sucesso dos anos anteriores e seguir avançando no combate ao câncer entre as paraibanas.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram