Após quase três semanas percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), desembarca na capital paraibana na madrugada desta segunda-feira (22). Ele deve reassumir a rotina administrativa já nesta terça-feira (23), com expectativa de anunciar dois movimentos políticos aguardados: a nova filiação partidária e sua decisão sobre a candidatura ao Governo do Estado em 2026.
A peregrinação, feita ao lado da primeira-dama Lauremília Lucen, percorreu cerca de 230 km entre Portugal e Espanha, passando por vilarejos, trilhas históricas e, por fim, pela catedral de Santiago de Compostela, onde estão os restos mortais do apóstolo Tiago. Cícero classificou a experiência como um momento de fé e reflexão. Antes da viagem, já havia antecipado que colocaria “nas mãos de Deus” as definições políticas que precisa tomar.
A saída do prefeito do Progressistas (PP), confirmada no início de setembro, alterou o tabuleiro político local. O gesto gerou reação imediata do partido, que classificou a decisão como um “impulso individualista” e lamentou publicamente o rompimento. Pouco antes de embarcar para a Europa, Cícero comunicou pessoalmente ao governador João Azevêdo (PSB) sua saída da legenda e sinalizou sua disposição de disputar o governo estadual em 2026.
Com a desfiliação oficializada, Cícero passou a ser cortejado por várias siglas, entre elas MDB, PSDB, PDT e Avante. Nos bastidores, a aposta majoritária é no retorno ao MDB, partido ao qual já foi filiado durante períodos marcantes de sua trajetória, como quando foi vice-governador e eleito prefeito pela primeira vez, nos anos 1990.
Além do simbolismo religioso, a caminhada teve efeito político: permitiu ao gestor se afastar temporariamente das pressões locais enquanto reorganiza seu projeto. Agora, de volta à cena, Cícero retorna a um cenário em ebulição e promete ser peça central nas articulações para a disputa estadual.
Cícero Lucena inicia Caminho de Santiago e reforça fé em meio a movimentações políticas
CAMINHO DE FÉ: Ao lado de Lauremília, Cícero Lucena inicia peregrinação em Santiago de Compostela
João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”
Cícero Lucena deve anunciar saída do PP na próxima sexta-feira antes de viagem à Espanha
“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado