A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) defendeu, nesta terça-feira (16), a unidade do campo oposicionista para as eleições estaduais de 2026 e afirmou que “não cabem duas candidaturas no mesmo grupo”. A declaração foi feita após sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e repercutida no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Camila frisou que a oposição precisa repetir a força que quase garantiu a vitória em 2022 e sugeriu que o nome do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) pode integrar a chapa como vice do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), que oficializou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba.
“Pedro não está fora. O que defendo é a nossa união. Temos um candidato. Não há razão para termos duas candidaturas. Não descarto Pedro na vice de Cícero, mas é preciso ver onde a oposição estará bem representada”, afirmou.
Contexto político e articulações
As declarações de Camila ocorrem no momento em que Cícero Lucena deixa o Progressistas (PP) e rompe com o governador João Azevêdo (PSB). A saída, oficializada após encontro na Granja Santana, gerou forte reação do PP, que acusou o prefeito de agir por “impulso individualista” e reafirmou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao governo.
Nos bastidores, é crescente a expectativa de que Cícero se filie ao MDB, retomando o partido onde iniciou sua carreira política. Ele vem mantendo diálogo frequente com o senador Veneziano Vital do Rêgo , apontado como possível companheiro de chapa ao Senado Federal.
Além de Cícero, outros nomes despontam no grupo oposicionista, como o senador Efraim Filho (União Brasil), que já conta com apoio do PL, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos).
Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026
Hervázio reage a críticas do PSB e defende cautela após racha entre Cícero e João Azevêdo: “Momento é de silêncio e reflexão”
Tibério exige definição de Leo Bezerra e cobra alinhamento do vice ao projeto do PSB em 2026: “Não dá para servir a dois senhores”
Bruno Farias ironiza Tibério e diz que quem defende “voto caixão”, em chapa fechada, caminha para “velório eleitoral”
Lucas Ribeiro defende projeto do governo em 2026 e critica “aventuras” políticas na Paraíba
Tibério Limeira diz que PSB avalia permanência de aliados na gestão Cícero Lucena após saída do Progressistas: “Vamos nos reunir”
Eliza Virginia aposta em reconciliação entre Cícero Lucena e base governista para as eleições de 2026: “Vamos aguardar”
Mãe de Daniella e Aguinaldo Ribeiro entrega o cargo na Prefeitura de João Pessoa após saída de Cícero do Progressistas
Leo Bezerra evita posicionamento sobre rompimento e aguarda conversas com Cícero Lucena e João Azevêdo
Hervázio Bezerra evita cravar apoio a Lucas Ribeiro e diz que PSB ainda não tem definição para 2026
João Azevêdo confirma rompimento com Cícero Lucena e diz que prefeito deixou base por “projeto pessoal”
Hervázio Bezerra sai em defesa de Cícero Lucena e critica postura do Progressistas: “Ele não foi ouvido”
Após oficializar saída do PP e pré-candidatura a governador, Cícero embarca para Portugal para peregrinação a Santiago de Compostela
Após audiência com João, Cícero divulga nota confirmando desfiliação do PP e pré-candidatura a governador da Paraíba
João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”
“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB
Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB
De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena
Prefeito Cícero não descarta refazer aliança com os Cunha Lima visando eleições de 2026 e cita “dinamismo da política”
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado