O presidente estadual do PL na Paraíba, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, defendeu nesta terça-feira (29) a construção de uma frente unificada da oposição no estado, com foco em pautas locais e em uma alternância de poder em 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa CBN João Pessoa, da Rádio CBN Paraíba.
Segundo Queiroga, o senador Efraim Filho (União Brasil–PB), lançado como pré-candidato ao Governo do Estado, é o nome mais habilitado para liderar o diálogo entre os partidos de oposição, devido à sua experiência e articulação com diferentes forças políticas. “Efraim é a pessoa indicada para construir essa aliança, pela experiência que tem com essas lideranças. Mas, caso não seja possível no primeiro turno, ele saberá atrair essas forças para nosso palanque no segundo turno”, afirmou.
Queiroga destacou a boa relação pessoal com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) e afirmou que, apesar das diferenças ideológicas em âmbito federal — especialmente entre lulistas e bolsonaristas —, há pautas convergentes na realidade paraibana que podem unir lideranças. “Temos uma convergência importante: achamos que a Paraíba precisa mudar. E isso passa por discutir menos Brasília e mais João Pessoa, Campina Grande e o interior do estado”, defendeu o ex-ministro.
Entre os temas citados como possíveis pontos de união, Queiroga mencionou a alta carga tributária no estado. “Essa pauta é convergente. Precisamos de um estado menos oneroso, que estimule o crescimento econômico”, afirmou.
Candidatura de Efraim é ‘irreversível’
Apesar de defender a construção de uma frente ampla, Marcelo Queiroga deixou claro que, para o PL, a candidatura de Efraim Filho ao Governo da Paraíba já é irreversível. Segundo ele, o partido está empenhado em apresentar um projeto alternativo ao grupo do governador João Azevêdo (PSB). “Não tenho dúvidas de que a Paraíba precisa de alternância de poder. O nosso projeto tem foco em investimentos na educação, saúde e na área social”, destacou.
O presidente do PL também mencionou o nome do deputado estadual George Morais (União Brasil), cotado para disputar uma vaga de deputado federal em 2026, como possível reforço para a legenda bolsonarista. “George seria muito bem-vindo ao PL. É um nome de qualificação e compromisso com a Paraíba”, disse.
Aproximação com o eleitorado e apoio de Bolsonaro
A recente visita da ex-primeira-dama Brasil Michelle Bolsonaro a João Pessoa, para um evento do PL Mulher, selou a aproximação entre Queiroga e Efraim Filho. Segundo o ex-ministro, o clima dentro da legenda é de organização e mobilização para fortalecer o projeto da oposição.
Sobre sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Queiroga reafirmou lealdade: “Ele é a principal liderança política da direita no Brasil, e nosso alinhamento é natural”.
+ Pedro Cunha Lima defende união da oposição na Paraíba e admite dois palanques em 2026
+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba
+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado