Pedro Cunha Lima nega exclusão e diz que lançamento da pré-candidatura de Efraim Filho ao Governo da Paraíba em 2026 “é legítimo”

Por Fonte83 - 29/07/2025

Na foto, o senador Efraim Filho e o presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima.

O presidente estadual do PSD na Paraíba, ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, afirmou nesta terça-feira (29) que não se sentiu excluído da articulação política que lançou o nome do senador Efraim Filho (União Brasil) como pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026 com apoio do Partido Liberal (PL). A declaração contraria o que foi dito pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), que sinalizou incômodo com a ausência de consenso na formação da chapa.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Pedro classificou a movimentação de Efraim como legítima e natural dentro do processo democrático. “Vejo com naturalidade. É um movimento legítimo do senador Efraim, que é pré-candidato e tem todo direito de se articular, reunir pessoas e somar esforços. Tenho com ele uma parceria firme e uma relação extraordinária”, destacou.

Durante a entrevista, Pedro Cunha Lima também falou sobre a necessidade de construir um debate voltado para os problemas do estado, evitando a tradicional divisão entre lulistas e bolsonaristas. A afirmação veio ao comentar a possibilidade de Veneziano Vital do Rêgo (MDBPB) e Marcelo Queiroga (PL) disputarem as duas vagas ao Senado em 2026 — representando espectros ideológicos distintos.

“Independe de Lula ou Bolsonaro. Precisamos discutir os desafios da Paraíba. Fiz esse esforço em 2022 e vou continuar fazendo. A disputa estadual não pode ser resumida a palanque nacional”, afirmou Pedro.

Abertura para novas alianças

Pedro também comentou o convite feito pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, para que o prefeito de João PessoaCícero Lucena (Progressistas), retorne ao partido e dispute o Governo do Estado com o apoio da legenda. O ex-deputado deixou as portas abertas para alianças, desde que os novos aliados se posicionem com clareza. “Fala-se em Efraim, no meu nome, no de Romero. Já há nomes consolidados na oposição, mas nada impede que possamos conversar com quem esteja disposto a integrar esse campo”, ressaltou.

Além de Pedro e Efraim, outros nomes como Romero Rodrigues e o prefeito de Campina GrandeBruno Cunha Lima (União Brasil) — primo de Pedro — também são cogitados como possíveis candidatos da oposição ao Palácio da Redenção.

Em 2022, Pedro Cunha Lima disputou o segundo turno com o atual governador João Azevêdo (PSB) e obteve mais de 1 milhão de votos, vencendo em 53 municípios. Desde então, tem se mantido ativo no cenário político estadual e é considerado um dos principais articuladores da oposição na Paraíba.

Leia Mais: Romero Rodrigues reage à pré-candidatura de Efraim Filho e defende mais diálogo na oposição:“ Nada pode ser resolvido por antecipação”

+ Pedro Cunha Lima reconhece legitimidade de Efraim Filho e admite oposição dividida em 2026: “O debate continua”

+ Pedro Cunha Lima descarta candidatura ao Senado, mesmo com pesquisa do PSD Nacional testando seu nome para a vaga

+ Pedro Cunha Lima reafirma pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026 e rechaça ser vice de Efraim Filho

+ Pedro Cunha Lima defende união da oposição na Paraíba e admite dois palanques em 2026

+ Cássio Cunha Lima destaca protagonismo da oposição para 2026: “Pedro é esperança”

+ Pedro Cunha Lima elogia Romero Rodrigues e diz que ele também é um “excelente nome” da oposição para 2026

+ Pedro Cunha Lima defende definição de candidato ao governo da oposição até outubro: “Construir ideias e propósitos”

+ Bruno Cunha Lima revela pesquisa interna para definir majoritária da oposição: “Candidatura natural é a que pode vencer”

+ Romero Rodrigues monta no touro e diz que “vai chegar” primeiro em 2026; resta saber qual é o destino

+ Ruy Carneiro nega ter preferência por Efraim ou Pedro na disputa do governo pela oposição e afasta possibilidade de racha na oposição

+ Romero Rodrigues entra no jogo de 2026: “Quero meu nome no debate, mas sem atropelar ninguém”

+ Efraim reage reage com bom humor a publicação de Romero e reforça união da oposição: “Falamos a mesma língua”

+ Ruy Carneiro nega ter preferência por Efraim ou Pedro na disputa do governo pela oposição e afasta possibilidade de racha na oposição

+ Corrida pelo Governo da Paraíba em 2026 esquenta com sete pré-candidatos cogitados: quatro da base aliada e três da oposição

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado