O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL–PB) comemorou nesta quinta-feira (26) a derrubada do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), aprovada pela Câmara dos Deputados com ampla maioria. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o parlamentar classificou a medida como “acertada” e fez duras críticas à política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Graças a Deus conseguimos derrubar esse imposto do Governo Lula, que infelizmente vem numa escalada fiscal jamais vista na história do país. A dívida pública está explodindo, os gastos estão fora de controle e o país naufraga na parte econômica”, afirmou o deputado paraibano.
A proposta aprovada anula três decretos do Executivo que elevavam o IOF em operações como empréstimos e uso do cartão de crédito. O texto seguiu para o Senado, foi aprovado e será promulgado.
Dos 11 deputados paraibanos, dez votaram pela suspensão do aumento. Apenas Luiz Couto (PT) votou contra, seguindo a orientação do Planalto. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB), não votou por ocupar a presidência da Casa.
O governo federal justificava o aumento do IOF como medida para recompor a arrecadação diante do desequilíbrio fiscal. No entanto, a medida encontrou resistência tanto na oposição quanto entre parlamentares da base, em meio à crescente pressão contra o avanço da carga tributária.
A decisão de derrubar os decretos marca mais um embate entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto no campo da política econômica.
Leia Mais: Hugo Motta celebra derrota ao aumento do IOF como “construção suprapartidária” do Congresso
+ Senado segue a Câmara dos Deputados e impõe nova derrota ao governo ao barrar aumento do IOF
+ Após oposição de Hugo Motta ao IOF, Governo buscará alternativas com líderes partidários


