Fumaça preta indica impasse no segundo dia de conclave; cardeais seguem sem consenso sobre novo Papa

Por Fonte83 - 08/05/2025

Foto: Reprodução/ Internet

O segundo dia do conclave no Vaticano terminou a manhã desta quinta-feira (8) com sinal de indefinição. Após duas rodadas de votação realizadas na Capela Sistina, a fumaça preta voltou a sair da chaminé instalada no telhado da igreja, indicando que os 133 cardeais eleitores ainda não chegaram a um acordo sobre quem será o novo Papa.

O momento foi acompanhado por cerca de 12 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, além de milhares de pessoas ao redor do mundo, por meio de transmissões ao vivo. O conclave é o processo tradicional da Igreja Católica para escolher o Sucessor de Pedro, e exige que um candidato alcance dois terços dos votos dos cardeais para ser declarado Papa.

Com o impasse desta manhã, os cardeais retornaram à Casa Santa Marta e se preparam para mais duas votações à tarde, previstas para acontecer a partir das 15h45 (horário local). De acordo com o cronograma, novas manifestações da chaminé da Capela Sistina devem ocorrer por volta de 17h30 e 19h (horário de Roma) — ou 12h30 e 14h (horário de Brasília).

A expectativa é alta, especialmente porque os dois últimos papas — Bento XVI e Francisco — foram eleitos justamente no segundo dia de seus respectivos conclaves. Francisco foi escolhido em 2013, após cinco votações. Já Bento XVI foi eleito em quatro rodadas, em 2005.

Se o impasse persistir ao longo da tarde, o processo segue com mais votações nos próximos dias até que um consenso seja alcançado — momento em que a tradicional fumaça branca anunciará ao mundo a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Leia Mais: Fumaça preta no Vaticano: primeira votação do conclave termina sem escolha de novo papa

+ Cardeal condenado por corrupção no Vaticano anuncia que não participará do conclave para escolha do novo papa

+ Vaticano anuncia início do Conclave para 7 de maio

+ ÚLTIMO ADEUS: Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

+ Multidão se despede do Papa Francisco no Vaticano; funeral será neste sábado

+ Lula presta homenagem ao papa Francisco no Vaticano e destaca legado de paz e compaixão

+ Ao Ô Paraíba Boa, Padre Mário Silva comenta legado do Papa Francisco: “A Igreja se transformou em um espaço de acolhimento”