Bolsonaro segue internado na UTI após cirurgia intestinal, mas apresenta boa evolução clínica

Por Fonte83 - 16/04/2025

Ex-presidente Jair Bolsonaro na UTI, três dias após cirurgia que durou 12 horas – Foto: Reprodução / Instagram.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em Brasília, após se submeter no último domingo (13) a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (16), o quadro clínico evolui de forma positiva e ele permanece sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.

A equipe médica classificou o procedimento como “extremamente complexo e delicado”. Embora as visitas sigam restritas à família, na terça-feira (15) o hospital divulgou imagens de Bolsonaro caminhando pelos corredores da unidade.

A internação ocorreu após o ex-presidente sentir fortes dores abdominais durante agenda política na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11). De acordo com o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que acompanhava Bolsonaro, ele passou toda a madrugada com dores intensas. “Essa noite ele não dormiu com dores. Chegamos [ao RN] 1h30 da manhã, e às 5h ele me chamou no quarto. Estava com muita dor”, relatou Gilson nas redes sociais.

Inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, Bolsonaro foi transferido de helicóptero para Natal, e posteriormente encaminhado de UTI móvel para Brasília, a pedido da família.

Ao publicar uma foto na UTI em seu perfil no Instagram, o ex-presidente associou a atual crise de saúde às sequelas do atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018. Segundo ele, o médico que o atendeu no Rio Grande do Norte afirmou que esse foi “o quadro mais grave desde o ocorrido. Agradeço, de coração, todas as orações, mensagens e o carinho de todos vocês. Seguimos firmes, com fé e confiança na recuperação”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

Apesar da boa recuperação até o momento, não há previsão de alta para Bolsonaro, que segue sob monitoramento intensivo.

Leia o boletim do Hospital na íntegra:

O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com boa evolução clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Mantém programação de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Confira abaixo a postagem no perfil do Instagram de Bolsonaro:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)

Leia Mais: Bolsonaro passa por cirurgia no intestino e permanece em UTI com quadro estável

+ Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal, diz hospital

+ Bolsonaro tem quadro estável após sentir dores abdominais e segue em avaliação médica em Natal

+ Governadora do PT aciona helicóptero para socorrer Bolsonaro após mal-estar do ex-presidente no Rio Grande do Norte

+ Em agenda no Rio Grande do Norte, ex-presidente Jair Bolsonaro passa mal e é hospitalizado