Jornalista Wellington Farias será homenageado na Rota Cultural Caminhos do Frio que acontecerá em julho no município de Serraria

Por Fonte83 - 14/06/2024

Wellington Farias terá uma homenagem póstuma na Rota Cultural Caminhos do Frio em julho no município de Serraria

O jornalista Wellington Alexandre de Farias, que faleceu em outubro de 2023, aos 67 anos vítima de um câncer avançado, será homenageado na Rota Cultural Caminhos do Frio em Serraria, que acontecerá de 29 de julho a 4 de agosto. O Ponto de Cultura Roberto Luna e a Escola de Música Genaldo Cunha Lins montaram uma programação especial que contará com recitais de música com instrumentos de corda e de sopro por ex-alunos de Wellington, bem como de poesia, além do lançamento dos livros “A princesa do Brejo” e “O poeta e as margaridas”, do escritor e jornalista José Nunes, também nascido no município.

A programação cultural do Caminhos do Frio em Serraria foi divulgada, na noite de quinta-feira (13), pelo prefeito Petrônio Caboclo, durante o lançamento da Rota Cultural deste ano no município de Pilões.  O prefeito destacou as atividades que acontecerão na Casa de Wellington Farias, no dia 3 de agosto, a partir das 10h30, com a realização de uma Oficina de Leitura sobre a Obra do escritor paraibano Ariano Suassuna, que será ministrada pela professora Marineuma Oliveira.

À tarde, a programação terá início às 14 horas, com a apresentação do Recital de Música com os ex-alunos que estudaram a teoria musical e as técnicas de violão com Wellington Farias. Logo depois, às 15h, será a vez do Grupo Poética Evocare fazer o seu Recital de Poesia “Horizonte Mirado na Lupa”, baseado em antologia organizada pelo poeta Lau Siqueira, só com poetas paraibanos ou radicados na Paraíba. A Oficina de Leitura e a apresentação do Poeta Evocare é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Às 16 horas, será a vez do jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras, José Nunes, lançar os seus livros “A princesa do Brejo”, que faz alusão a histórias da cidade de Serraria, e “O poeta e as margaridas”. José Nunes foi contemporâneo de Wellington Farias na Escola Francisco Duarte. E concluindo a programação do dia 3 de agosto, às 17 horas, os ex-alunos que tocam instrumentos de sopro se apresentação com o seu Recital de Música. Além das aulas de música, Janilson também cuida do acervo da Biblioteca deixada pelo jornalista e formou o grupo de Leitura Confraria das Traças, que no momento está lendo e analisando o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Sobre a Rota Cultural Caminhos do Frio:

A Rota Caminhos do Frio que completa 19 anos, exulta a cultura e a arte nordestina e que neste ano traz o movimento Armorial, surgido na década de 70 no Brasil, foi uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas. O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares.

Um encontro entre os municípios que celebram a cultura, as artes com muita música e a bebida típica da região, a cachaça que esquenta o frio, onde as temperaturas podem chegar a 14 graus nas noites brejeiras. A programação completa estará disponível no site e nas plataformas de redes sociais do Fórum de Turismo: brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio

Confira as datas e municípios da Rota Cultural Caminhos do Frio neste ano:

* Areia: 01 a 07 de julho
* Pilões: 08 a 14 de julho
* Matinhas: 15 a 21 de julho
* Solânea: 22 a 28 de julho
* Serraria: 29 de julho a 04 de agosto
* Borborema: 05 a 11 de agosto
* Remígio: 12 a 18 de agosto
* Bananeiras: 19 a 25 de agosto
* Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro
* Alagoa Nova: 02 a 08 de setembro