O ex-deputado estadual e ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, anunciou neste domingo (23) que não disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. O político afirmou que aceitou o convite do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) para coordenar sua campanha à reeleição e também contribuir com o projeto político liderado pelo governador Lucas Ribeiro (PP).

Segundo Barbosa, a decisão foi tomada após meses de avaliação do cenário eleitoral e de conversas com amigos, lideranças e aliados. Ele classificou a mudança como um “recuo estratégico, consciente e responsável” e afirmou que a decisão não representa um afastamento da vida pública. Em abril, o ex-deputado havia ingressado no Progressistas justamente com a intenção de disputar novamente uma cadeira na Câmara Federal.

Barbosa destacou que, em 2022, recebeu 63.777 votos na disputa por deputado federal e agradeceu aos eleitores, aliados e lideranças que já participavam da articulação para sua nova candidatura. Ao justificar a escolha, afirmou que um mandato eletivo é apenas uma das formas de contribuir com a Paraíba. “Mandato é uma ferramenta importante para servir, mas nunca foi, para mim, a única forma de fazê-lo”, declarou.

O político também fez um balanço dos três anos e quatro meses em que esteve à frente da Companhia Docas da Paraíba e afirmou que seguirá atuando na vida pública em uma nova função. “Não estou encerrando uma caminhada, apenas mudando, neste momento, a minha trincheira de luta”, afirmou. Com a desistência, Barbosa passa a concentrar sua atuação na coordenação da campanha de Aguinaldo Ribeiro e no apoio à continuidade do grupo político liderado por Lucas Ribeiro.

Ricardo Barbosa provoca Hugo Motta e diz que presidente da Câmara dos Deputados será superado nas urnas por Aguinaldo Ribeiro

Compartilhe esse conteúdo: