O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) formalizou, nesta sexta-feira (21), um acordo de cooperação com as forças de segurança para atuação nas Eleições 2026. A assinatura ocorreu durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS), em João Pessoa. O encontro reuniu a alta gestão da Justiça Eleitoral e representantes dos órgãos responsáveis pelo planejamento operacional do pleito. Na ocasião, também foi entregue o relatório com as demandas de segurança das Zonas Eleitorais de todo o Estado.

O presidente do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, afirmou que o acordo representa a formalização de um trabalho que já vinha sendo construído entre as instituições. “Agora é o resultado útil, formal daquilo que já foi antes padronizado. São reuniões constantes para que se integre tudo que é de segurança na Paraíba, tenha a ver com eleição, se una e haja um projeto comum”, declarou. Segundo ele, a integração deverá aproximar magistrados, promotores e policiais para garantir tranquilidade durante a votação.

Márcio Murilo destacou ainda a participação das forças estaduais e federais no esquema de segurança. “E iremos garantir isso e toda a equipe de segurança estadual e federal, Exército, ABIN, Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, todos estão imbuídos nesse dever constitucional de trazer uma eleição tranquila”, afirmou. Ao final da reunião, a comitiva do TRE-PB, liderada também pelo vice-presidente e corregedor, desembargador João Benedito, visitou a estrutura de rádio e videomonitoramento do CICC.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que o planejamento operacional entrou na reta final. “Exatamente, as forças de segurança estão prontas, preparadas e integradas sob a coordenação do TRE para que a gente possa garantir tranquilidade nas eleições”, disse. Ele acrescentou que algumas ações já estão em execução e que o planejamento definitivo deverá contemplar as medidas previstas para antes, durante e depois do dia da votação.

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Ronildo Sousa, informou que a corporação já concluiu seu planejamento e fará ajustes a partir das demandas apresentadas pelos juízes eleitorais. “Através desse plano de policiamento, desencadear a Operação Eleição 2026 em todo o Estado da Paraíba”, explicou. Segundo ele, mais de 5.500 policiais militares serão empregados diretamente no pleito, enquanto o restante do efetivo de cerca de 11 mil homens continuará no policiamento ordinário para atender a população e os eventos eleitorais dos candidatos.

Presidente do TRE-PB descarta tropas federais e revela “olhar diferenciado” para áreas críticas da Paraíba

TRE-PB acende alerta para campanha nas ruas e mobiliza 4,5 mil policiais contra violência e facções

Compartilhe esse conteúdo: